Dicas de Conservação

CUIDADOS BÁSICOS:

1- Ambientes arejados e frescos ajudam a prolongar a vida das flores.
2- Não exponha flores diretamente ao sol e ao vento (pode haver exposição à luz, desde que indiretamente).
3- Flores expostas ao ar condicionados e desidratam rapidamente e duram menos.
4- A água e o vaso que receberão as flores devem ser limpos - as flores são muito sensíveis à micro organismos.
5- Algumas flores duram menos que outras. Neste caso retire as pétalas ou flores que forem perdendo sua beleza.
 

BUQUÊS:

1- Ao receber um buquê, faça um corte diagonal no caule das flores de aproximadamente dois centímetros. Repita diariamente. Isso possibilita que elas possam absorver mais água rapidamente e durar mais.
2- Coloque as flores em um vaso com água (o caule deve ficar 5 centímetros submerso). Troque a água do vaso diariamente e mantenha o vaso com flores sempre em local fresco, evitando exposição direta ao sol e ao vento. 
3- Nunca deixe folhas dentro da água,isto evita que elas apodreçam e estraguem as flores, além do mau cheiro que podem causar.
 

ARRANJOS FLORAIS:

Diferente das flores frescas, os arranjos florais não precisam ser colocados em um vaso assim que recebidos. Os arranjos já possuem sua base, onde na maioria das vezes uma espuma floral mantém água fresca por um tempo determinado. Neste caso, assim que receber o arranjo, coloque-o em um ambiente fresco e arejado e adicione água fresca diariamente (tome cuidado para não colocar água sobre as flores).
Rosas, hortênsias e folhagens verdes gostam de ser borrifadas com água, outras flores não devem ser borrifadas.


FLORES PLANTADAS EM VASOS:

Cada planta tem necessidades diferentes de rega, luminosidade, adubo e pulverização, no entanto todas devem contar com algumas condições básicas para sobreviverem.
Como regra geral, as flores e plantas em vaso gostam de locais bem arejados, sem corrente de ar, com bastante claridade,porém nunca sob sol direto Certifique-se diariamente do estado da terra,mantendo-a sempre úmida (mas, não encharcada). Tocando a terra você saberá se ela está úmida, e se precisará ou não de água.
Procure em lojas de jardinagem adubos apropriados para sua planta. Normalmente o adubo deve ser posto uma vez por mês. Não molhe as flores quando for pulverizar a planta.
Evite acúmulo de água no pratinho, isto pode causar apodrecimento das raízes, morte das plantas,e desenvolvimento do mosquito da dengue.
 

ORQUÍDEAS:

Como toda planta exótica, as orquídeas necessitam de cuidados essenciais pra que estejam sempre saudáveis e bonitas. Os cuidados básicos levam em conta o plantio (tipo de vaso), o local onde a orquídea será colocada, a rega da orquídea, a adubação e o controle de pragas e doenças.
1- Dê preferência a uma espécie que se adapte a sua região;
2- Não plante na terra, pois muitas não sobrevivem à umidade excessiva;
3- Mantenha o vaso úmido, mas sem exageros e lembre-se de deixar o excesso de água escorrer;
4- Regue 2 ou 3 vezes na semana;
5- Deixe no sol até às 9 da manhã ou após as 16 horas;
6- Cultive as flores em local arejado.